Por que ler os clássicos? Você pode viver sem? Pode! Mas eles são fundamentais para sua existência "humana". Síntese de Ítalo Calvino.
12 DOS MAIORES CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS
O livro conta a história de Bento Santiago, conhecido como Dom Casmurro, que narra sua vida e seu relacionamento conturbado com Capitu, sua amiga de infância e esposa. A trama é permeada por dúvidas, ciúmes e suspeitas de traição, levando o leitor a questionar a veracidade dos relatos do protagonista e a refletir sobre a natureza humana e as nuances do amor. Click aqui e saiba mais!
Grandes Sertões é o romance mais importante da literatura brasileira. Desenvolvido em uma narrativa, profunda e emocional, trata-se de uma trama poética e lírica, que nos transporta para um mundo de sonhos e desejos, bem como para a realidade de um Brasil profundo e ainda desconhecido. Click aqui e saiba mais!
Esta obra aborda temas profundos e complexos de forma poética e narrativa. Destaca questões importantes, como a desigualdade social e a luta pela dignidade no nordeste. Se você está em busca de um livro que lhe ofereça divertimento, mas também problematize questões importantes Click aqui e saiba mais!
Repleto de personagens fortes e carismáticos, o romance de Lima Barreto é um ensaio ao idealismo e uma crítica profunda e cômica da realidade brasileira da primeira república, Lindo, inteligente, e comovente é um clássico da literatura nacional. Click aqui e saiba mais!
Considerado o livro de contos literariamente mais bem-sucedido de Lygia Fagundes Telles Com sua prosa segura e elegante, alternando com desenvoltura gêneros e vozes narrativas, a autora expõe aqui no mais alto grau sua capacidade de seduzir e emocionar o leitor. Click aqui e saiba mais!
Numa época onde a cultura era totalmente voltada para a Europa, A moreninha é uma das primeiras e magníficas tentativas de fazer literatura brasileira, observando usos e costumes do Brasil do Segundo Império, retratando o cotidiano da vida brasileira em meados do século passado. Click aqui e saiba mais!
Representa o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Click aqui e saiba mais!
OS 12 CLÁSSICOS DA POESIA NACIONAL
Gonçalves Dias foi um dos maiores poetas brasileiros. Seu livro Poesia Lírica e Indianista, escrito enquanto estava no exílio em Lisboa, traz a essência da poesia brasileira, com versos ricos em detalhes e cenários que refletem a saudade da terra natal e seu amor pela cultura indígena brasileira. Click aqui e saiba mais!
Nesta obra, o autor nos presenteia com a magia de sua poesia. Seu estilo é único, pois ele consegue contar histórias e expressar sentimentos de forma intensa e profunda. Ao ler as obras de Manoel Bandeira, o leitor mergulha em um mundo de imaginação emoções e sabedoria.Click aqui e saiba mais!
Eu, de Augusto dos Anjos, é uma coleção de poemas que celebram a beleza singular da condição humana. O livro foi publicado pela primeira vez em 1903 e é considerado um dos principais trabalhos de Augusto dos Anjos, um dos poetas modernistas mais importantes do Brasil.Click aqui e saiba mais!
O livro apresenta os temas mais variados, como natureza, vida, sentimentos e realidade. As Palavras Voam de Cecília Meirelles é uma leitura recomendada para quem deseja se conectar com o sensível e desfrutar de uma experiência de profunda análise. Click aqui e saiba mais!
o Livro Bagagem de Adélia Prado conta com 40 poemas, todos escritos com delicadeza e profundidade, descrevendo suas memórias, alegrias e tristezas, trazendo à tona suas mais profundas reflexões sobre a natureza humana e a vida. Click aqui e saiba mais!
Se encante com a poesia de Castro Alves em Espumas Flutuantes! Neste livro, você encontrará versos intensos e poesias inspiradoras que farão do seu dia uma experiência rica e gratificante. Conheça um pouco mais da obra deste grandioso poeta brasileiro Click aqui e saiba mais!
Neste livro, a poetisa Gilka Machado enfrente o preconceito de sua época e nos leva para um mergulho profundo no universo erótico, nos mostrando as nuances deste tema tão importante e delicado. Com poesias que abordam o amor e a sexualidade, a autora descreve as emoções que envolvem esse tema Click aqui e saiba mais!
De Amor Tenho Vivido, de Hilda Hilst, é uma coleção de poesias e ensaios que abordam o amor em suas mais variadas formas. A obra traz a voz da poeta, de quem emerge uma intensa e profunda reflexão sobre o assunto, com versos vibrantes e sensíveis que vão da paixão a melancolia Click aqui e saiba mais!
Com mais de 200 sonetos, este livro reúne os maiores clássicos do poeta. Se você é um admirador da obra de Vinícius de Moraes ou simplesmente está à procura de poesia de qualidade, então este livro é perfeito para você. Click aqui e saiba mais!
Com o seu estilo poético único, Drummond capta momentos de profunda reflexão, brincando com palavras e metáforas. Suas poesias são ao mesmo tempo profundas e divertidas, cheias de humor e ironia. Um livro que vai te levar a uma jornada de descoberta emocional e intelectual. Click aqui e saiba mais!
Escrito por Cora Coralina, uma das mais famosas poetas brasileiras, este livro é um deleite inesquecível. Cada uma de suas poesias trarão encanto, beleza, criatividade e verdade ao seu dia.As poemas de Cora Coralina são tocantes, divertidas e singulares..Click aqui e saiba mais!
A poesia de Mario Quintana tem o dom de capturar a essência da vida, dando-nos a sensação de que tudo o que lemos nos oferece uma oportunidade de introspecção e reflexão. Este livro sem dúvida nos ajuda a entender como a poesia abre janelas para compreender a vida de maneira mais profunda. Click aqui e saiba mais!
ALGUNS DOS MELHORES ESCRITORES DA LITERATURA LUSÓFONA - COMUNIDADE DOS PAÍSES DA LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP
PORTUGAL
A obra de José Saramago encanta a todos com seu ritmo poético, que acalma e emociona, trazendo ao texto uma harmonia e musicalidade incomparável. Seu estilo único, que desafia gêneros literários tradicionais, conta histórias repletas de profundidade humana, social e política, que reverberam em leitores e escritores por diversas gerações. Seu trabalho marcou a literatura portuguesa moderna, e o tornou um merecedor vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1998. Click aqui e saiba mais!
BRASIL
Reverenciado até os dias de hoje, Machado de Assis (1839-1908) foi um dos principais escritores brasileiros da história. Seu legado tem um lugar de destaque na Literatura Mundial, sendo considerado um dos maiores expoentes da literatura realista. Seu trabalho é marcado pela profundidade de seus personagens, hábil escrita poética e cheia de ironia. É amplamente reconhecido pela crítica literária, responsável por diversas obras que se tornaram clássicos da literatura brasileira entre elas estão: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e Helena. Click aqui e saiba mais!
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Maria Nazareth Soares Fonseca é uma escritora são-tomense nascida em 1949. É autora de vários livros, incluindo "O Espírito do Povo São Tomense" (2000) e " A Poesia de São Tomé e Príncipe" (2002). Fonseca é membro da Academia São-Tomense de Letras e também é ativa na literatura infantil, tendo publicado diversos contos infantis. Ela é uma defensora da cultura são-tomense e tem contribuído para a preservação e promoção da língua portuguesa em seu país natal. Click aqui e saiba mais!
TIMOR LESTE
Luís Cardoso de Noronha, nascido em 8 de dezembro de 1958 em Timor Leste, foi criado em Díli capital do Timor. Estudou Línguas, Literatura e Educação na Universidade Nacional de seu país. Em 2002, foi reconhecido como um dos melhores escritores timorense pela Fundação Letras do Mundo. desde então, publicou vários livros, ensaios e artigos, consolidando-se como um dos principais escritores do Timor Leste. Além disso, é vice-presidente da Associação de Escritores de Timor e membro da Academia dos Escritores de Língua Portuguesa e da Academia Portuguesa de Letras. Click aqui e saiba mais!
GUINÉ BISSAU
Nascido em 01/04/1958 em Catió, uma pequena cidade do sul da Guiné Bissau, Abdulai Silá viveu parte da sua vida durante o regime colonial. Apesar de desempenhar a função de engenheiro, ele também se dedica aa escrita e a diversas organizações filantrópicas, visando alfabetizar a população de seu país. Reconhecido pela sua escrita, Silá tornou-se uma das mais importantes vozes da literatura lusófona contemporânea, com uma obra ficcional original e pioneira. Em 1994, ele foi o autor do primeiro romance guineense a ser publicado: 'Eterna Paixão'. Click aqui e saiba mais!
MOÇAMBIQUE
Mia Couto é um escritor moçambicano, conhecido por seus romances, contos e poemas. Nasceu em Beira, Moçambique, em 1955. Foi educado em Lourenço Marques, hoje Maputo, e trabalhou como biólogo na África Austral. Seus principais trabalhos literários incluem "Contos do Avante" (1984), "Raiz de Orvalho" (1986), "O Outro Pé da Sereia" (1991), "Terra Sonâmbula" (1992), "O Leão da Estrela" (1994) e "Estórias Abensonhadas" (1998). Recebeu vários prêmios literários, entre eles o Prêmio Camões, o mais alto prêmio literário lusófono. Além disso, foi o primeiro escritor moçambicano a ser incluído na lista dos melhores escritores africanos de língua portuguesa. Click aqui e saiba mais!
CABO VERDE
Corsino Fortes (14/02/1933 - 24/07/2015) Foi um poeta, ensaísta, contista, romancista e professor cabo-verdiano. Nasceu na cidade de Mindelo e é considerado um dos mais importantes escritores cabo-verdianos. Estudou Direito na Universidade de Lisboa e, após a independência de Cabo Verde, tornou-se professor de Literatura Portuguesa na Universidade de seu país. Foi ministro da Cultura e Representante da República de Cabo Verde na UNESCO. Click aqui e saiba mais!
ANGOLA
Pepetela é pseudônimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, que nasceu em 29 de outubro de 1941, na cidade de Benguela, em Angola. De descendência portuguesa e com pais nascidos em Angola, ele se mudou para Lisboa, em Portugal, no ano de 1958. É um dos principais autores da literatura angolana e reconhecido internacionalmente por ser um autor que aborda temas como colonização, guerra civil, independência, identidade e luta pela democracia. Seu trabalho contribuiu para a compreensão da história de Angola e recebeu diversos prémios, incluindo o Prémio Camões, Prémio do Ministério da Cultura e o Prémio da União Internacional dos Escritores. Click aqui e saiba mais!